Google+

A música toca e os acordes são conhecidos.
A melodia envolve e, com certeza, começa a vontade de dançar.
A voz marcante só faz confirmar o que já se sabia desde o início: é uma música de Ivete Sangalo.
Com mais de 20 anos de carreira, muita coisa aconteceu nesse período, tornando-a uma das celebridades mais marcantes do Brasil. Ao longo da sua trajetória totaliza mais de 300 canções (sem contar as participações especiais). Já vendeu mais de 15 milhões de cópias, ganhou três Grammys Latino e recebeu mais de 150 prêmios nacionais. Realiza uma média de 10 shows por mês e esteve à frente de mais de 40 campanhas publicitárias.

A carreira estável, personalidade marcante e a capacidade de se comunicar com os mais diversos e diferentes públicos com a mesma naturalidade, colocaram a cantora entre as cinco personalidades mais confiáveis pelo povo brasileiro, de acordo com uma pesquisa realizada pelo jornal Folha de São Paulo em 2010. Pela Forbes, Ivete foi considerada a “personalidade feminina mais influente do país e uma das artistas mais conhecidas do Brasil no mundo”, e pela BillBoard “a cantora mais popular do Brasil”.

Ivete passeia por diversos gêneros artísticos. Esteve no comando de três programas de televisão, Planeta Xuxa (1998), Estação Globo (2005-2008) e Superbonita (2015), além de ter sido jurada do programa SuperStar. Como atriz, tem no currículo a participação em quatro filmes, uma novela (Gabriela) e participações em seriados (Brasileiras e Brava Gente). Além disso, realizou a dublagem de uma das personagens do filme Aviões, da Disney (2013).

Mas essa é só uma faceta dessa baiana que ama mesmo é a música e estar perto da sua legião de fãs conquistados ao longo da sua carreira. Ao todo, são mais de 300 fã-clubes registrados, o site oficial da artista recebe cerca de 350 mil visitas mensais, e suas redes sociais somam mais de 28 milhões de seguidores. Sempre presente e atuante, a cantora utiliza a ferramenta para se manter cada vez mais próxima dos seus fãs.

O ano de 2014 foi especial para Ivete. A artista realizou shows em Angola, Portugal e Estados Unidos, quando reuniu mais de 1 milhão de pessoas no BRDay, em Nova Iorque. Foi também em Nova Iorque que, logo após a maratona de Carnaval, a cantora participou da gravação do DVD de Laura Pausini, no Madison Square Garden. Ainda nos Estados Unidos, ela foi homenageada no baile de gala da Brazil Foundation, ONG que realiza eventos para arrecadar contribuições para projetos sociais no Brasil. Também em 2014, Ivete comandou o encerramento da Copa do Mundo, ganhou prêmios de Melhor Cantora no Carnaval de Salvador, recebeu uma homenagem especial no Troféu Dodô e Osmar, pelos 20 anos de carreira e o DVD gravado na Arena Fonte Nova e foi para Portugal, quando se apresentou no Rock in Rio Lisboa. Seu CD e DVD Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo 20 anos, lançado em maio, figura entre os mais vendidos do Brasil e fez a baiana levar o Disco de Ouro e DVD Triplo de Platina. Em dezembro, ela participou da reunião da Organização dos Estados Americanos, em Brasília, quando foi revisado o novo Plano de Ação do Hemisfério Ocidental para o combate ao tráfico de pessoas, bem como a Declaração Interamericana sobre o tráfico de pessoas. Ivete é Embaixadora da Campanha Coração Azul das Nações Unidas que atua no combate a esse crime.

Em 2015, a baiana trouxe o tema DIVA para o Carnaval. As novidades não param: em abril Ivete se uniu a Criolo na estreia do projeto NIVEA VIVA, que nesta edição faz uma homenagem a Tim Maia. Juntos, os artistas percorrem diversas capitais brasileiras cantando o repertório do carioca. Já em maio a baiana foi atração do palco principal da primeira edição do Rock in Rio em Las Vegas, nos Estados Unidos.

“Ainda lembro da primeira vez que entrei no estúdio e a emoção que senti quando ouvi minha primeira musica tocar no rádio. Estava em casa com minha mãe e pulávamos feito loucas”, diz Ivete Sangalo. E a emoção continua até hoje. O Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo no Maracanã, lançado em 2007, foi o DVD mais vendido pela Universal Music no mundo em todos os tempos.

Na sua carreira, a cantora já se apresentou com alguns dos cantores mais prestigiados do mundo, a exemplo de Brian McKnight, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Alejandro Sanz, Juan Luis Guerra, Juanes e Shakira. Depois de cantar de forma improvisada com Ivete durante o Carnaval de Salvador (em 2006), Bono, vocalista do U2, declarou ao jornal Folha de São Paulo: “Ivete é uma das minhas cantoras favoritas e eu só descobri isso esta semana! Eu acho que ela é uma grande estrela, e ela deve ser uma grande estrela no mundo inteiro. Ela tem uma interessante combinação de carisma e QI. E essa é uma grande combinação: corpo, mente e alma. Quando você tem os três juntos e adiciona ritmo, essa é Ivete!”.

As turnês internacionais também marcaram a carreira. É a única artista estrangeira a se apresentar em todas as edições do Rock in Rio Lisboa (em Portugal), levando em 2010 mais de 84 mil pessoas ao evento. Ivete também já realizou shows na Alemanha, Holanda, Espanha, Itália, Inglaterra, Uruguai, Paraguai, Canadá, Angola, Estados Unidos e Argentina. E no dia 04 de setembro de 2011 gravou o seu primeiro DVD internacional, que teve como palco um dos templos mundiais de eventos, o Madison Square Garden, em Nova Iorque, Estados Unidos.